Seja Bem vindo!
Cultura

Secretaria Municipal de Cultura recebe homenagem da Câmara de Vereadores

20 de fevereiro de 2019
Curta e Compatilhe

Pasta completou 20 anos nesta segunda-feira, 18, e foi homenageada durante Sessão Especial

No dia em que completou 20 anos, a Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo foi homenageada em uma Sessão Especial, realizada na noite desta segunda-feira, 18, na Câmara de Vereadores. Inicialmente criada em 1999 como Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Juventude, em 2014 recebeu nova denominação, passando a se chamar apenas Secretaria Municipal da Cultura.

A solenidade foi presidida pelo Chefe interino do Legislativo, Maurício Loureiro, e quem se pronunciou pela Casa na homenagem foi o secretário da Mesa Diretora, Vinicius Damião Makvitz (MDB), que saudou os presentes e falou sobre a importância da Secretaria e do Fundo Municipal de Cultura para o munícipio.

A secretária Neusa Cavalheiro, se manifestou em nome do órgão homenageado, e afirmou que a Secretaria da Cultura tem um papel fundamental de incentivar, valorizar, difundir a diversidade cultural local. Em sua fala, Neusa enfatizou que “a Secretaria de cultura não faz cultura. Nós facilitamos o acesso, nós promovemos políticas públicas, nós formamos cidadãos, fomentamos o empreendedorismo cultural, porque quem faz cultura é a comunidade, o povo, o cidadão”.

Neusa explicou que atualmente a pasta é responsável pela administração direta de nove equipamentos culturais, que são o Museu Municipal Dr. Olavo Machado, Museu a Céu Aberto, Memorial Coluna Prestes e Museu Ferroviário Jovenil Menezes, Museu Municipal de Cinema Vivaldino Prado, Núcleo de Arqueologia, Arquivo Histórico Municipal Augusto Pereira dos Santos, Biblioteca Pública Policarpo Gay, Centro de Cultura e Teatro Antônio Sepp.

O proponente da matéria, vereador e prefeito em exercício Dionísio Faganello (DEM), reforçou a importância da Secretaria de Cultura para Santo Ângelo, e falou sobre o papel que desempenha, tendo em vista as potencialidades do município. “Entendemos que, assim como outras áreas, a cultura é imprescindível para a sociedade, pois é um meio de adquirir conhecimento e de acesso à educação. Sim, pois por meio da cultura estamos proporcionando mais conhecimento à população”, afirmou o prefeito em exercício.

Também participaram da solenidade, o Procurador da República  Osmar Veronese, a Promotora de Justiça da Promotoria Especializada de Santo Ângelo Paula Mohr, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Cmpc) Jonatã Ferreira, a presidenta do Conselho Municipal de Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo (COMPAHC) Thalis Daiani Paz Garcia, o presidente da Academia Santo-Angelense de Letras (Asle) Otávio Reichert, o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa) Paulo Faganelo, e o presidente da Associação do Brique da Praça Dalmir Ledur.

  •  
    6
    Shares
  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta