Seja Bem vindo!

Semana do Trânsito inicia nesta terça-feira, dia 18

14 de setembro de 2018
Curta e Compatilhe

Semana do Trânsito inicia nesta terça-feira, dia 18

Abertura oficial será na Praça Leônidas Ribas, às 8h30min. Governo Municipal investirá R$ 100 mil/ano no trânsito de Santo Ângelo com a instalação de radares móveis

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) definiu “Nós somos o trânsito” como tema que será abordado durante a Semana Nacional do Trânsito de 2018, que inicia na próxima terça-feira, 18, e segue até o dia 25.

Nesta quinta-feira, 13, o diretor do Departamento de Trânsito, Gerson Fernando Rodrigues realizou na URI, uma reunião com a presença de representantes de entidades para ajustar a programação das atividades que serão realizadas no município. Estiveram presentes na reunião os representantes do SAMU, Lions Clube Universitário, URI Santo Ângelo, CFC São Luiz, CFC Santo Ângelo, Brigada Militar, o secretário de Educação Valdemir Roepke e o secretário-executivo do Gabinete de Gestão de Segurança Pública, Lindomar Cristani dos Santos.

Na abertura do encontro, o diretor do DMT agradeceu o apoio que as entidades e órgãos públicos deram ao Maio Amarelo. De acordo com Gerson, a ação superou as expectativas e gerou resultados positivos ao trânsito do município.

A SEMANA

Na terça-feira, 18, na Praça Leônidas Ribas às 8h30min, acontece a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Santo Ângelo. Durante a manhã, serão feitas atividades de prevenção a acidentes, distribuição de material informativo e exposição de automóveis acidentados para conscientizar a população. Os acadêmicos do curso de Enfermagem da URI estarão presentes realizando aferição de pressão e glicose.

No decorrer da semana também serão realizadas palestras nas escolas municipais. “Queremos conscientizar todos os alunos, principalmente os do 5º ao 9º ano. Percebemos que as crianças após receberem instrução se tornam ‘fiscais’ de seus pais, e com as palestras temos como objetivo conscientizar os alunos”, explicou o secretário de Educação, Valdemir Roepke.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Em 25 de setembro de 1997 foi realizada a promulgação lei 9.503 no Código Brasileiro de Trânsito, criando-se assim o Dia Nacional do Trânsito. Desde então, muitas ações são realizadas muitas ações para conscientizar os motoristas e pedestres no mês de setembro.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas de imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões ficam com sequelas. Este levantamento foi feito em 2009 em 178 países.

INVESTIMENTOS

O Governo Municipal, por meio do DMT, está investindo em inovação para aprimorar e garantir mais segurança aos motoristas e pedestres de Santo Ângelo. Na próxima semana, os agentes da Brigada Militar e do Departamento de Trânsito irão iniciar o período de teste e treinamento para utilização do radar de velocidade. O investimento será em torno de R$ 100 mil ao ano.

Até o final do mês, devem ser instaladas 200 novas placas de sinalização de advertência de velocidade nas principais vias da cidade. Ainda de acordo com Gerson Rodrigues, no máximo até o mês de novembro, o departamento vai contar com uma escolinha de trânsito móvel, que será instalada em escolas e praças para reforçar a conscientização com as crianças em idade escolar.

Texto/fotos: Isabelle Luft

Deixe uma resposta