Seja Bem vindo!

Semana Municipal do Trânsito abre com abordagens de conscientização em Santo Ângelo

18 de setembro de 2018
Curta e Compatilhe

Semana Municipal do Trânsito abre com abordagens de conscientização em Santo Ângelo

Campanha se estende até o dia 25. Governo anuncia projetos de modernização do sistema viário com asfaltos, ciclovias e novos semáforos

Uma cerimônia realizada na Praça Leônidas Ribas na manhã desta terça-feira, 18, abriu oficialmente a Semana Municipal do Trânsito, inserida no contexto da Semana Nacional, que traz como slogan em 2018 “Nós somos o trânsito” com ênfase na área educacional e na conscientização dos usuários para a preservação da vida.

A Semana Municipal do Trânsito se estende até o dia 25, com a realização de intensa programação coordenada pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), com apoio da Brigada Militar, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Trânsito, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, 1º BCom, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, URI Santo Ângelo, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Secretaria Municipal de Educação, SAMU, clubes de serviço e centros de formação de condutores.

Após a abertura, teve início o trabalho de distribuição de material informativo e de abordagem para conscientização de motoristas e pedestres que transitavam pela Rua Marechal Floriano e chamando à sociedade para a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e estimulando a opção por um trânsito mais seguro. Acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI participaram do evento com a medição gratuita da pressão e testes de glicose.

Durante a semana estão previstas uma série de palestras na rede de ensino do município e blitz de conscientização nas principais ruas da cidade.

PREVENÇÃO E TECNOLOGIA

O diretor do DMT, Gerson Rodrigues, lembrou em sua manifestação, que o Governo Municipal, com deliberação e assessoramento do Conselho Municipal de Trânsito, tem investido e trabalhado para oferecer o sistema viário local bem sinalizado, mantendo equipes operando sistematicamente na pintura das sinalizações viárias, a fim de evitar acidentes e o bom fluxo do trânsito, e buscando investimentos em tecnologia como contribuição na soma de esforços em defesa da vida.

Rodrigues anunciou a aquisição de um radar móvel de velocidade que está em fase de testes e de capacitação dos servidores do setor, para iniciar a operação ainda neste ano, coibindo o abuso de motoristas nas vias mais rápidas da cidade. “Nosso intuito é preservar a vida. O veículo foi inventado para nos servir, não para serem transformados em armas. A questão é comportamental. Estamos fazendo a nossa parte para um trânsito seguro”, assinalou o diretor do DMT.

O prefeito Jacques Barbosa anunciou os investimentos do município em mobilidade urbana, abordando ações como a pavimentação asfáltica de 140 quadras, a construção da ciclovia na Avenida Venâncio Aires entre as ruas Marquês do Tamandaré e a Padre Manoel da Nóbrega que deve ter início após o período eleitoral, o projeto do anel cicloviário que aguarda a liberação de recursos interligando as principais avenidas às áreas industriais e de ensino, e a modernização dos semáforos, substituindo os atuais modelos por tecnologia LED e temporizador, a instalação de mais de 200 placas de sinalização.

O chefe do Executivo também argumentou que a semana intensifica a conscientização para a importância em respeitar a legislação do trânsito e defendeu que as ações do Governo Municipal têm alcançado resultados efetivos na proteção à vida.

Participaram da cerimônia de abertura, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo de Oliveira; o tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada, comandante do 7º RPMon, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Lindomar Cristani dos Santos, direção e funcionários dos centros de formação de condutores Santo Ângelo, São Luiz e da Getúlio, e equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fotos: Fernando Gomes

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta