Seja Bem vindo!
Cultura

SEMMA recebe caminhão para ações em programas de saneamento

7 de junho de 2019
Curta e Compatilhe

Veículo será utilizado em serviços como a implantação do Plano de Saneamento Básico Rural e do Sistema de Esgotamento Individual no Bairro Indubras

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) recebeu na manhã desta sexta-feira, 07, um caminhão zero quilômetro, com capacidade de carga de 6,8 toneladas, para auxiliar na execução do Plano de Saneamento Básico Rural e do Sistema de Esgotamento Sanitário Individual que será implantado no Bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras) e em outros serviços prestados pela pasta, com recursos no valor de R$ 214 mil do Fundo de Gestão Compartilhada.

A solenidade de repasse do veículo foi no Distrito Buriti, conduzida pelo prefeito Jacques Barbosa e pelo vice-prefeito Bruno Hesse, juntamente com a promotora da Justiça Especializada de Santo Ângelo, Paula Mohr, que entregaram as chaves ao secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, e ao servidor João Moreira Carvalho. O ato também marcou o encerramento da Campanha de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos, programação da Semana Municipal do meio Ambiente.

Os pronunciamentos das autoridades foram voltados às ações de Governo Municipal e do Ministério Público (MP), embora agentes distintos de execução e de fiscalização, têm adotado a conduta de parceria na condução de questões voltadas à defesa e preservação do meio ambiente e ao bem estar da população santo-angelense.

O prefeito Jacques lembrou que Santo Ângelo foi um dos municípios pioneiros do Rio Grande do Sul a assinar o Termo de Cooperação Técnica com o MP do Rio Grande do Sul para a implantação do Programa Ressanear que atua na área do saneamento básico e a desenvolver ações efetivas na área do meio ambiente. Entre as ações, citou o prefeito, estão os planos municipais de Saneamento Básico Rural, o de prevenção a alagamentos, e a parceria com a CORSAN para a implantação do sistema de esgotamento individual no Bairro Indubras, além de outras atividades em conjunto.

Na solenidade, a promotora Paulo Mohr demonstrou o contentamento do Ministério Público Estadual em participar destes avanços e colocou que o MP está a serviço do meio ambiente, oferecendo suporte para os projetos do município. Segundo a promotora, a entrega do caminhão novo para a SEMMA e das ações para o equipamento da secretaria, é também o resultado do trabalho o MP em Santo Ângelo.

Também prestigiaram a entrega do veículo, os secretários municipais Luis Alberto Voese (Fazenda) e João Baptista Santos da Silva; o representante da empresa Jerivá Embalagens, Atílio José Lerino; o diretor do Departamento de Manutenção e Controle da Frota do Município, Adilson Almeida; o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Osvaldino Lucca; o coordenador das Associações de Produtores e das Agroindústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton; e a equipe de servidores técnicos e operacionais da SEMMA.

FROTA

O Governo Municipal tem direcionado recursos e projetos para a renovação da frota de veículos leve e pesados, representando economia para os cofres públicos na manutenção e no gasto com combustíveis. Desde 2017, já foram investidos R$ 2,75 milhões, tendo como fonte recursos próprios, de emendas parlamentares, programas da União e do Fundo de Gestão Compartilhada.
Os investimentos têm priorizado as áreas essenciais do Governo Municipal como saúde, educação, meio ambiente, assistência social, transportes e agricultura.

Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta