Seja Bem vindo!
Educação

Servidores da educação recebem capacitação de segurança

9 de maio de 2019
Curta e Compatilhe

O curso de Prevenção a Incêndios e Sinistros com Noções de Primeiros Socorros reuniu 120 funcionários e professores dos 41 educandários municipais

Nesta quarta-feira, 8, o Sindicato dos Professores Municipais foi sede do curso de Prevenção a Incêndios e Sinistros com Noções de Primeiros Socorros. Um total de cinco horas/aulas, divididas em três etapas, 120 servidores municipais entre funcionários e professores foram capacitados. “Qualificar os profissionais dos 41 educandários da rede pública é um programa previsto no Plano de Governo da atual gestão, para garantir mais segurança nas escolas”, assinalou o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke.

secretário ressaltou que a capacitação é de extrema necessidade para a segurança da comunidade escolar. “Devido aos casos registrados no ano passado no país, sabemos que todo o cuidado é pouco, por isso, procuramos nos organizar para que os professores e os servidores em educação, na sua jornada de trabalho, estejam preparados para essas situações adversas, que podem colocar em risco a vida de crianças, jovens e dos próprios servidores municipais”, disse.

De acordo com o orador do curso, José Dutra Correa, o conteúdo programático das aulas ensina como agir em princípios de incêndios, classes e tipos de extintores, equipamentos de prevenção de incêndio, manuseio prático do extintor, e noções de primeiros socorros. “Essa capacitação é para prevenir e combater um princípio de incêndio, e na parte dos primeiros socorros os servidores aprendem procedimentos iniciais para um suporte de vida, até a pessoa receber o atendimento médico necessário. Nas atividades práticas os servidores da educação aprendem a manusear o extintor e executar os primeiros socorros por meio de simulação”, explicou.

Ainda conforme Dutra, a legislação considera as escolas como um quadro de risco baixo para incêndios, por isso, a maioria dos educandários abriga de três a quatro extintores, um a cada 50 metros da edificação, sendo que um deles, necessariamente, deve ficar cinco metros da porta.

O curso de Prevenção a Incêndios e Sinistros com Noções de Primeiros Socorros, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com a empresa fornecedora de extintores contratada pelo Município por meio de licitação.

otos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta