Seja Bem vindo!
Educação

Setembro Amarelo é tema de Intervalo Colaborativo na FASA

11 de setembro de 2019
Curta e Compatilhe

Roda de conversa, músicas e bilhetes foram utilizados durante a dinâmica

O Intervalo Colaborativo foi o momento escolhido para abordar o Setembro Amarelo na Faculdade Santo Ângelo (FASA). Nesta terça-feira, 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, colaboradoras do Departamento de Comunicação e Marketing propuseram um bate-papo sobre o tema.

A atividade foi realizada em um pergolado ambientado com luzes decorativas, fotos de pessoas que postaram suas imagens em redes sociais e pouco tempo depois cometeram suicídio. O grupo projetou videoclipes de três músicas que abordam o tema – Flores (Titãs), Pulsos (Pitty) e Desconstrução (Tiago Iorc) – canção analisada de forma mais aprofundada, a fim de colaborar com a reflexão dos participantes.

“Essa é uma canção muito forte. Ela fala de maneira poética e sensível sobre uma menina que encobre seus sentimentos reais, descaracteriza-se subjetivamente para ser popular nas redes, para ser aceita socialmente de acordo com juízos feitos por outrem. Essa desconstrução soma-se a uma solidão enorme e abandono. Ao final, ela termina com sua vida como quem desligou o celular. É a arte falando de nossa realidade, dos casos que vemos noticiados. De tantos dos suicídios que acontecem a cada 45 minutos, estatística do Brasil”, explica a Relações Públicas da FASA, Clarissa Lerino, organizadora da atividade junto com as jornalistas Louise Rakoski e Ana Júlia Tiellet.

A questão da comunicação como instrumento de aproximação e apoio a quem passa por momentos difíceis, o contraste entre a vida publicada em redes sociais e a realidade das pessoas foram questões discutidas. Junto a isso, o grupo destacou o trabalho do Centro de Valorização Vida (CVV), uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo, na década de 1960, o Centro atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e também por chat, e-mail e pessoalmente.

O bate-papo na FASA foi finalizado com a manifestação dos estudantes em pequenos bilhetes amarelos. Eles foram convidados a escreverem mensagens para uma pessoa que pode estar passando por momentos difíceis e cogita o suicídio. Frases como “A cada lágrima caída, há uma pessoa que se importa com você”, “Saiba que você é muito importante para nós” e “Não é o seu exterior que dita as regras, é a sua essência. Viva por você!”, foram alguns dos registros.

Sobre o Intervalo Colaborativo
Inspirado em ações de universidades norte-americanas e europeias, na tendência da Economia Colaborativa, o Intervalo Colaborativo tem como objetivo oportunizar momentos descontraídos, de aprendizagem interdisciplinar e para além dos temas acadêmicos. A FASA propõe e estimula que se realizem espaços para compartilhamento de conhecimentos profissionais, técnicos, emocionais ou experiências de vida. Tanto a participação quanto a proposição e realização de uma atividade são gratuitas e voluntárias, abertas a acadêmicos, docentes e colaboradores. A agenda é coordenada pelo departamento de Inovação da FASA e as atividades devem ocorrer às terças ou quintas-feiras, no horário de intervalo das aulas noturnas. A diversidade de métodos e abordagens é estimulada, podendo ser oficina, workshop, palestra, sarau, aula, roda de conversa, dentre outras.

CRÉDITOS DAS IMAGENS: Thayan Lisboa/Assessoria FASA

Deixe uma resposta