Seja Bem vindo!
Saúde

Vacinação contra o Sarampo tem Dia “D” neste sábado

14 de fevereiro de 2020
Curta e Compatilhe

Crianças e adolescentes de 5 a 19 anos poderão realizar a vacina na Secretaria de Saúde, no período das 8h às 17h

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Santo Ângelo tem o Dia D de mobilização marcado para este sábado (15), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no período das 8h às 17h. Esta primeira etapa da campanha, que iniciou segunda-feira, se estenderá até o dia 13 de março.

Conforme a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane da Rosa, esta primeira etapa da campanha o público-alvo são crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. O público-alvo deve portar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação no momento da realização da vacina”, disse.

SARAMPO

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias. Os sintomas incluem febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e olhos inchados e vermelhos. “Para a prevenção do Sarampo, o programa nacional de imunizações dispõe da vacina tríplice viral aplicada a partir dos 6 meses e com 1 ano, e a tetraviral a partir de 1 ano e 3 meses. A vacina pode ser realizada até os 49 anos de idade”, explica Juliane.

VACINAÇÃO PROSSEGUE NA PRÓXIMA SEMANA

Na segunda-feira (17), a vacinação prossegue na própria Secretaria de Saúde e nas demais unidades de Saúde do município até o dia 13 de março.
Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rogowski: segunda, quarta e quinta-feira, no período das 13h30min às 16h30min.
Estratégia Saúde da Família (ESF) Subuski: segunda a sexta-feira, no período das 7h às 12h e das 13h às 16h.
Estratégia Saúde da Família (ESF) São Carlos: terça e quinta-feira, das 7h às 12h.
Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova: segunda a sexta-feira, 7h às 12h.
Estratégia Saúde da Família (ESF) Universina Carrera Machado (Indubras): às sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS): segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min.
Centro Social Urbano (CSU): segundas a sextas-feiras, das 7h às 12h e das 13h30min às 16h.

Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes/Arquivo

Deixe uma resposta