Seja Bem vindo!
Tecnologia

Visita virtual apresentou os ambientes de inovação da Região Noroeste e Missões

24 de junho de 2020
Curta e Compatilhe

Em tempos de pandemia, meio eletrônico foi utilizado para divulgação das ações que realizadas nas incubadoras e parques tecnológicos da região

Um novo modelo de visita virtual aos ambientes de inovação do Estado foi apresentado por meio de videoconferência, na sexta-feira, 19, e Santo Ângelo e o noroeste gaúcho foram os pioneiros.

O encontro virtual que reuniu todas as oito regionais do Inova RS, foi conduzido pelo diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SICT) Márcio Pires, com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Lamb, e teve a articulação de Helenice Reis, coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo e Inova RS para a Região Noroeste e Missões.

O projeto Startup Lab tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul e traz como vertentes o fomento e apoio, a articulação, as capacitações e a divulgação desta integração tecnológica. A visita virtual promoveu a divulgação do que está sendo feito em âmbito estadual apresentando as incubadoras e parques tecnológicos para o desenvolvimento de startups.

A sugestão para a visitação virtual foi apresentada pela coordenadora do Inova Santo Ângelo, a partir de experiências realizadas em visitas técnicas aos ambientes de inovação de Santo Ângelo, em 2018, e transmitida ao vivo pelas redes sociais. A proposta foi aprovada pelo colegiado que representa os oito comitês do Rio Grande do Sul.

Conforme Helenice, a opção pelo meio eletrônico, acontece em um momento que a pandemia do novo Coronavírus coloca restrições para trocas de experiências e eventos in loco.

Nesta primeira visita virtual, as demais regiões gaúchas puderam conhecer e acompanhar o que está sendo feito na área da tecnologia nos municípios de Santo Ângelo:  Mind7 Coworking, TecnoUri Missões e URInova;  Ijuí: Criatec; Santa Rosa: IATI (FEMA),  IFFar e Criatec; Três de Maio: SETREM,  e Horizontina:  HAE (FAHOR).

“É muito importante que todas as regiões do estado conheçam os nossos ambientes de inovação. Precisamos descentralizar a inovação para o interior do estado, precisamos ser conhecidos e reconhecidos, precisamos fazer parte dos grupos importantes de inovação. Por isso, foi muito importante essa visita e a colaboração para a construção desse modelo”, declarou Helenice.

 As visitas virtuais foram apresentadas as equipes que integram os ambientes de inovação mostrando,  a área de atuação, o local e a infraestrutura, o pacote de serviços, as  startups nos portfólios e os casos de sucesso e os promissores.

“Foi uma primeira experiência bastante elogiada como forma de articulação entre os ambientes de inovação da região noroeste e missões  com as demais regiões do Rio Grande do Sul”, avaliou.

A próxima visita virtual será nos ambientes de inovação da Região Sul do Estado.

Foto: Fernando Gomes/Arquivo

Deixe uma resposta