Seja Bem vindo!
Cultura

Waldemar Menchik Júnior é o patrono da 9ª Feira do Livro de Santo Ângelo

7 de outubro de 2019
Curta e Compatilhe

Evento literário cultural será realizado de 22 a 25 de outubro, na Praça Pinheiro Machado, juntamente com a II Parada Literária

O defensor público e diretor da Defensoria Pública Regional Waldemar Menchik Júnior, poeta e escritor, é o Patrono da XI Feira do Livro de Santo Ângelo. A decisão foi anunciada na tarde da última sexta-feira, 04, depois de uma audiência entre o prefeito Jacques Barbosa, o vice-prefeito Bruno Hesse, o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, e o servidor da Secretaria de Cultura, Cléber Warpechowski, quando formalizaram o convite ao homenageado.

“Sou muito agradecido pela deferência e estou extremamente honrado com o convite”, disse Waldemar após o aceite para conduzir como patrono, a nona edição da Feira do Livro, evento que acontece de 22 a 25 de outubro, na Praça Pinheiro Machado, Centro Histórico de Santo Ângelo, juntamente com a II Parada Literária.

Jacques revelou que o nome do defensor público, poeta e autor do livro “Das frestas das labaredas”, foi unanimidade na comissão que organiza a feira do livro como um reconhecimento dos relevantes feitos do homenageado em defesa da educação e da cultura local.

O HOMENAGEADO

Natural de Guarani das Missões, Waldemar Menchik Júnior tem estreita ligação com Santo Ângelo, onde é Cidadão Honorário e membro da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE) ocupando a cadeira 21, pertencente ao poeta e romancista gaúcho, Aureliano de Figueiredo Pinto. Completou seus estudos no Colégio Estadual Missões e formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pelo IESA, hoje Faculdade CNEC Santo Ângelo.

O homenageado iniciou sua carreira como defensor público na Comarca de Caxias do Sul, em novembro de 2000, após ter alcançado a 12ª colocação no concurso estadual para o provimento do cargo. Menchik também exerceu a função de defensor público nas cidades de Estrela, Viamão e Santo Ângelo, onde permanece até hoje. Na Comarca local já atuou nas 1ª e 2ª Varas Criminais, na Vara da Infância e Juventude e na 3ª Vara Cível.

O patrono da Feira do Livro 2019 escreve desde a juventude. É autor do livro de poesias e crônicas “Das frestas das labaredas”, lançado em 2016; é integrante da Estância da Poesia Crioula desde 2017; foi premiado no Concurso de Poesias Nativistas Inéditas no Rodeio Internacional de Vacaria; e contribui com artigos em jornais locais e regionais.

Fotos: Fernando Gomes

Deixe uma resposta