Seja Bem vindo!
Evento

Zona de Inovação de Santo Ângelo é apresentada a comunidade

20 de fevereiro de 2019
Curta e Compatilhe

Palestra trouxe ao público a estrutura e execução da ZISSAN dentro do Projeto Inova SA

Na manhã desta terça-feira, 19, aconteceu no Centro Municipal de Cultura o 5º Workshop do Programa Inova Santo Ângelo. O encontro apresentou ao público, a Zona de Inovação Sustentável e Criativa de Santo Ângelo (ZISSAN).O projeto já conta com mais de 70 integrantes, que pertencem aos setores púbicos, privados, de ensino e participantes da comunidade santo-angelense.

Segundo a coordenadora do programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis, quem estiver interessado em participar da ZISSAN está convidado para um Happy Hour, reunião interativa que será realizada na quinta-feira, 21, a partir das 18h30min, na Padaria Santo Ângelo, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 554, no Centro Sul da cidade.

O 5º workshop sobre a apresentação do projeto inovador teve a presença do prefeito em Exercício, Dionísio Faganello, alguns empreendedores, professores, secretários municipais, diretores e presidentes de entidades de classe, e a comunidade santo-angelense.

Dionísio Faganello avaliou o ZISSAN como uma iniciativa inovadora. “Sabemos das dificuldades do Estado e municípios com os setores econômicos, mas com um programa inovador e autossustentável desse porte, apreendemos a nos reeducar e realizar iniciativas criativas como pioneiros no interior do RS”, destacou Dionísio.

Helenice explica que o objetivo do programa é tornar a Capital das Missões mais sustentável e inovadora até 2020, com a criação de startups ligadas à tecnologia, ideais sociais, criativos e ecológicos por meio de mentes criativas. Mais informações podem ser acessadas procurando pela página do Programa Inova Santo Ângelo no facebook, digitando “Inova Santo Ângelo”.

ZONA DE INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL e CRIATIVA

O ZISSAN iniciou no município em novembro de 2018, por meio do Programa Inova Santo Ângelo que trouxe no ano passado, uma série de workshops. O primeiro deles ministrado pelo palestrante Walter Massa, com o tema “Ambientes de Inovação”. O projeto inovador ainda teve sequência com os workshops 2 – “Gestão e Estratégia”, com Carlos Eduardo Aranha –, workshop 3 – “Economia Criativa”, orientado pelo palestrante Jorge Piqué, e o workshop 4 – “Inovação Sustentável e Prosperidade Inclusiva”, com o professor Marc Weiss.

De acordo com a coordenadora, Helenice Reis, o ZISSAN está dividido em três zonas de inovação sustentável:

ZISPROF

Composta por professores e alunos de diversos cursos e instituições até o momento de Santo Ângelo, a Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missoes (URI) Faculdade CNEC e Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).
ZISMOB

Grupo de pessoas focadas em desenvolver projetos para mobilidade urbana, transportes alterativos com melhorias de locomoção e não poluentes.

ZISCRIATIVA

Indivíduos interessados com a economia criativa, geração de negócios, softwares, videogames, grupos culturais, escritórios de design, artistas plásticos, artesanais, musicais, restaurantes e agências de turismo.

Helenice explica que a Zona de Inovação Sustentável e Criativa é “um experimento inclusivo que, com várias mendset (mentalidades) busca caminhos melhores para Santo Ângelo, trabalhando no modelo de Hélice Quadrupla, integrando a Academia, que são instituições de ensino superior da cidade, o Estado, por meio de incentivos do Governo Municipal, Indústria e Comércio, com o apoio das entidades locais, e integração da comunidade santo-angelense, concluiu.

Texto: João Gomes
Fotos: Fernando Gomes

  •  
    21
    Shares
  • 21
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta